SECRETARIA DA CULTURA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL,
OI E ASSOCIAÇÃO DE THEROLINGUÍSTICA APRESENTAM:

Tecnohorta

A Tecnohorta é um espaço virtual coletivo que se apresenta através de uma newsletter-obra enviada por e-mail. Nela, cada participante terá uma muda e poderá acompanhar a germinação, multiplicação e o convívio dela com as demais plantas da horta. O funcionamento da horta é inteiramente autônomo, ou seja, o seu desenvolvimento é regido por processos algorítmicos imprevisíveis. Assim, a participação na horta configura uma integração a um processo único, uma experiência compartilhada.

Os participantes, que receberão via e-mail imagens que representam o estado atual da horta, também têm responsabilidades, pois as plantas – mesmo que virtuais – precisam de água para sobreviver. Além disso, se forem afogadas, as plantas não germinam e a horta se tornará um deserto. A responsabilidade é coletiva e o processo se desenvolverá em resposta à participação de todos.

É importante ressaltar que a Tecnohorta ocorre numa velocidade diferente daquela com a qual estamos habituados na rede, pois o desenrolar da horta ocorre ao longo de dias e as atualizações não são instantâneas. Dessa forma, esse trabalho é um exercício de temporalidade e imprevisibilidade, uma possível reação ao mundo de gratificações instantâneas da internet.