FALAS E OFICINAS


Sábados 17/11, 24/11 e 01/12 • Centro Cultural Multimeios Restinga ─ 09:00 - 12:00
Inscrições Gratuitas: 3289-6498  ou diretamente no Centro Cultural Multimeios Restinga: R. Ricardo Leônidas, 75

OFICINA AMBIENTE ABERTO - PRÁTICAS ESTENDIDAS A SONS E RUÍDOS com Marcelo Armani ● Ambiente Aberto – Práticas Estendidas à Sons e Ruídos é uma oficina prático-teórica ministrada pelo artista sonoro e produtor eletroacústico Marcelo Armani em que serão abordados conceitos e conhecimentos empregados na Arte Sonora mediante atividades concentradas em técnicas de gravação, edição e composição de peças sonoras digitais.
As atividades desenvolvidas se concentram no conhecimento da teoria e prática de técnicas de gravação, edição e composição de peças sonoras a partir de material coletado pelos próprios alunos durante o decorrer dos encontros. Como apoio, um sistema sonoro entre 3 a 4 canais, utilizando autofalantes, amplificadores e cabos de áudio, será instalado na sala que anteriormente era utilizada como espaço de ensaio. Esse local, servirá como apoio sonoro para as atividades desenvolvidas e também receberá a instalação sonora composta pelos alunos após o término da oficina.
Nesse contexto, o artista propõe a imersão dos participantes a  distintos universos sonoros presentes no ambiente. O conhecimento de diferentes formas e técnicas para o registro desses sons e ruidos com o uso de microfones específicos, o tratamento e a espacialidade do material sonoro através do uso de softwares e a reprodução dessas peças em uma instalação criada nesse espaço. A apreciação de sons e ruídos como elementos de ativação/provocação de questionamento no campo artístico e humano. A mecanização e o confinamento dos processos humanos destinados à aposentadoria dos anseios.

image

↗Website


Terça 20/11 • Institute Goethe ─ 19:00 - 22:00 


SEMINÁRIO: CALEIDOSCÓPIO METAMORFOGÊNICO - EXCESSOS URBANOS ● Ao propor a abundância como tema, o festival Kino Beat também se arrisca em investigar de forma crítica os seus efeitos sociais, culturais, políticos e econômicos. Questionar como os excessos e transbordamentos afetam a nossa vida em sociedade é uma das provocações que o festival faz a todos os participantes.
O Seeding Lab - Laboratório do Grupo de Pesquisa de Design Estratégico para a Inovação Cultural e Social, da Unisinos, promove uma noite de diálogo sobre o tema Excessos Urbanos. O tema será debatido pelos convidados: profa. dra. Ione Bentz (Unisinos), pelo prof. Dr. Massimo Canevacci (USP) e pelo doutorando Rodrigo Najjar (Unisinos). A discussão será pautada pelo cruzamento entre arte,  tecnologia, design e comunicação.

Ione Bentz
Doutora de Linguística e Semótica pela  USP, Estágio pós-doutoral na Sorbonne-Paris, professora e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Design- Mestrado e Doutorado-,  integrante do Grupo de Pesquisa GPESC/UFRGS e GDEICS/Unisinos, autora de artigos e capítulos de livros e parecerista de revistas científicas nas áreas de Design e Comunicação.

Massimo Canevacci
Doutor em lettere e filosofia - Università degli Studi di Roma La Sapienza (1973). Foi professor visitante na UFSC (2010-2011) e na UERJ (2012). Pesquisa etnografia, comunicação visaual, arte, cultura digital. Desde 2013 é professor visitante na IEA-USP. Autor dos livros Cidade Polifônica, Culturas Extremas e Comunicação Visual, entre outros.

image


Segunda 26/11 • Unisinos Campus Porto Alegre, sala 704 ─ 18:00 - 22:00


Excessos Urbanos - Experiência de design estratégico ● A doutoranda em design Claudia Palma da Unisinos realizará uma experiência de design para construção de cenários panoramáticos a partir do design estratégico, a experiência dá continuidade ao debate iniciado no seminário Caleidoscópio Metamorfogênico - Excessos Urbanos. Os participantes serão convidados a construir visões utópicas para a sociedade por meio de uma metodologia de design e orientados pela temática “excessos urbanos”. Será uma atividade prática que envolve, fotografia, arte e design. Inscrições pelo email: claudiapalmadasilva@gmail.com

Claudinha Palma, é doutoranda em Design (Unisinos), mestre em comunicação social (PUCRS) e Relações Públicas (UFRGS). Há 09 anos fundou a Agência Browse onde trabalha com gestão e consultoria em branding e posicionamento digital para marcas de moda e varejo. Pesquisa temas relacionados a cultura digital, novas linguagens, inovação social, sustentabilidade e colaboração.
É co-autora do livro Manual de Coolhunting - Métodos e Práticas e autora do livro a Narrativa Transmídia como prática de comunicação.