De 23 de outubro a 30 de novembro, a Galeria Augusto Meyer, no 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Porto Alegre), recebe a exposição A Terceira Cidade, mostra coletiva que apresenta o resultado da residência artística internacional Portos Conectados: Construindo Mundos Digitais e Encontros em Porto Alegre e Liverpool, realizada pela 10ª edição do Festival Kino Beat.
A abertura será nesta quinta (23/10), às 18h, com uma roda de conversa com os artistas, com tradução e intérprete de libras. A abertura com coquetel acontece em seguida, às 19h, com entrada franca, e a exposição segue com visitação aberta e gratuita até 30/11.
A exposição reúne obras inéditas desenvolvidas pelos artistas brasileiros Henrique Fagundes e Trojany e pelas artistas britânicas Sophie Rogers e Dongni Liang, que participaram da residência em formato híbrido — com etapas presenciais em Porto Alegre e Liverpool, além de encontros virtuais. O projeto, voltado à criação em arte e tecnologia, estimulou práticas baseadas em construção de mundos digitais, narrativas especulativas e reflexão crítica sobre as transformações sociais, culturais e ecológicas de cidades portuárias.
Segundo o curador Gabriel Cevallos, “através de Porto Alegre e Liverpool, uma terceira cidade começou a se formar. Ela não existe em mapas e, até este momento, era habitada apenas pelos artistas e demais envolvidos na residência artística.” A residência partiu de duas premissas iniciais: os portos e as águas que banham Porto Alegre e Liverpool. Durante duas semanas em cada metrópole, separados pelo intervalo de um mês, os residentes, ao mesmo tempo que viviam e pesquisavam as cidades, eram instigados a não se ancorarem em nenhuma delas.
O desafio era transformar as experiências, os deslocamentos e a enxurrada de informações em criações impregnadas dessas cidades, mas não necessariamente reconhecíveis. As obras, iniciadas na primeira etapa da residência junto à FACT Liverpool, – Foundation for Art and Creative Technology – instituição de referência em arte e tecnologia no Reino Unido, foram finalizadas no Instituto Remanso (R. Santo Antônio, 366), em Porto Alegre, em formato de instalações híbridas. Os quatro trabalhos compartilham o uso de ferramentas digitais em seus processos de criação e de narrativas audiovisuais como portais para o universo-cidade de cada artista.
A iniciativa integra a programação oficial do Ano Cultural Brasil/Reino Unido 2025–26, promovido pelo British Council em parceria com o Instituto Guimarães Rosa, e marca a primeira atuação internacional estruturada do festival. Exposição A Terceira Cidade Local: Galeria Augusto Meyer – Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, 3º andar, Porto Alegre) Período: 23 de outubro a 30 de novembro de 2025 Abertura: 23 de outubro, às 18h Entrada franca Saiba mais: https://kinobeat.com/ O 10º Festival Kino Beat é viabilizado através da Lei Rouanet, apresentado pela Petrobras, e conta com patrocínio da Blue Moon e Crown Embalagens. Apoio internacional do British Council e Instituto Guimarães Rosa – Ano da Cultura Brasil/Reino Unido. O Festival conta ainda com financiamento do Pró-Cultura RS – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do RS e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – Do lado do povo brasileiro. SOBRE O FESTIVAL KINO BEAT Ao longo dos últimos 15 anos, o Kino Beat desenvolveu de forma gradual a sua identidade e os seus espaços de atuação.
A marca surgiu em 2009, como Mostra Kino Beat de filmes relacionados à música. Em 2014, se consolidou como Festival Kino Beat, uma plataforma para investigação e fomento de artistas e ações ligadas principalmente ao universo da arte digital, música contemporânea e audiovisual ao vivo. Com oito edições realizadas em formato de festival, o Kino Beat deriva suas atividades de forma livre em relação a etimologia do seu próprio nome: KINO (movimento, imagem) BEAT (ritmo, som).
E se posiciona como um festival de arte contemporânea, articulando a arte do seu tempo, independente da linguagem. Em 2020 foi premiado nas categorias de Inovação e Difusão e Destaque em Curadoria do Prêmio Açorianos de Artes Plásticas da Secretaria de Cultura de Porto Alegre, completando em 2024 seus 15 anos de história. O 10 Festival Kino Beat é viabilizado através da Lei Rouanet, apresentado pela Petrobras, conta com patrocínio da Blue Moon e Crown Embalagens. Apoio Internacional do British Council e Instituto Guimarães Rosa – Ano da Cultura Brasil/Reino Unido. O Festival conta com financiamento do Pró-Cultura RS – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do RS e Realização Ministério da Cultura – Governo Federal – Do lado do povo brasileiro.
Dona Flor Comunicação
Raphaela Donaduce Flores | jornalista
raphaela@donaflorcomunicacao.com.br | 51 999757282
