MENU

Divulgados os selecionados para Mostra Cine Esquema Novo e Kino Beat Mundificação

O 10º Kino Beat anuncia as obras que integrarão a Mostra Cine Esquema Novo e Kino Beat Mundificação, uma realização em parceria com o Cine Esquema Novo, dentro do projeto Portos Conectados: Construindo Mundos Digitais e Encontros em Porto Alegre e Liverpool. A Menina e o Pote (Valentina Homem) Cavaram uma cova no meu coração  […]
Mostra Cine Esquema Novo e Kino Beat Mundificação

nov 4, 2025

O 10º Kino Beat anuncia as obras que integrarão a Mostra Cine Esquema Novo e Kino Beat Mundificação, uma realização em parceria com o Cine Esquema Novo, dentro do projeto Portos Conectados: Construindo Mundos Digitais e Encontros em Porto Alegre e Liverpool.

  • A Menina e o Pote (Valentina Homem)
  • Cavaram uma cova no meu coração  (Ulisses Arthur)
  • Cidade Pássaro (Mathias Mariani)
  • From The Main Square (Da Praça Central) (Pedro Harres)
  • Futuro Futuro (Davi Pretto)
  • Ouvidor (Matias Borgstrom)
  • PX Origens (Adalberto Oliveira)
  • Quando meu mundo era mais mundo (Deborah Danowski e Frederico Benevides)
  • RAPACIDADE (Julia de Simone e Ricardo Pretti)

A mostra propõe um mergulho em filmes brasileiros que imaginam outras formas de habitar o mundo. As obras selecionadas exploram relações entre território, pertencimento, tecnologia e futuro, revelando paisagens urbanas, cidades especulativas, comunidades alternativas e territórios inventados. A curadoria da mostra é assinada por Gabriel Cevallos, Jaqueline Beltrame e Ramiro Azevedo. Foram selecionados 9 filmes de quase 600 inscritos de todas as regiões do Brasil.

Os filmes serão exibidos em sessões gratuitas na Cinemateca Capitólio nos dias 15, 16 e 18/11, e em 2026 na @fact_liverpool, no Reino Unido. Acompanha o nosso perfil pra não perder nada da programação!

A atividade fez parte do Ano da Cultura Brasil/Reino Unido 2025-26, promovido pelo British Council em parceria com o Instituto Guimarães Rosa, órgão de diplomacia cultural do governo brasileiro. O 10º Festival Kino Beat é viabilizado através da Lei Rouanet, apresentado pela Petrobras, e conta com patrocínio da Blue Moon e da Crown Embalagens. O Festival conta com financiamento do Pró-Cultura RS – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do RS e Realização Ministério da Cultura – Governo Federal – Do lado do povo brasileiro.