Dia do Guaiba
Performance do duo Beirada
(Marcela Futuro e Tiago Gasperin)
Intervenção urbana em processo, parte da Residência Formigueiro
24/11 (Horário e local a definir)
O Beirada:
Acontecimento experimental de proposições simultâneas é um evento experimental organizado por Marcela Futuro e Tiago Gasperin que toma forma através de proposições para o público participante. Essas proposições são pensadas por diferentes artistas e acontecem simultaneamente durante o evento. Elas englobam coisas como instruções para serem executadas, objetos para interagir e modificações no ambiente, podendo ser visuais, sonoras, táteis, olfativas, digitais ou, até mesmo, puramente mentais. Na 15ª edição do Festival Kino Beat o Beirada realizará, na Orla de Porto Alegre, uma ativação em ocasião do Dia do Guaiba, em que as proposições, executadas de forma a mobilizar a coletividade entre os que circulam naquele espaço, confluem em direção à relação do rio com a cidade e seus habitantes.
![marcela](https://kinobeat.com/wp-content/uploads/2024/10/marcela.jpg)
Marcela Futuro
https://www.instagram.com/marcelafuturoc/
Marcela Futuro (Porto Alegre/RS, 1997) coleta gestos, evidências, relatos e reações a partir de instalações, performances e intervenções. Realizou projetos no MARGS (2023) e no Espaço Força e Luz (2022) e participou de mostras coletivas na Casa Baka (2024) e na Fundação Vera Chaves Barcellos (2023), além disso, foi co-curadora da exposição “Gesto: libido, trabalho e política na performance”, na Remanso – Instituto Cultural (2024). Já foi publicada nas Revistas Bufo (SP), Felisberta (SP) e Peteleco (RS). É correalizadora do Beirada, um evento de happenings e colaboradora do Trilhas Artísticas, um ciclo de conferências em Arte Contemporânea.
![tiago](https://kinobeat.com/wp-content/uploads/2024/10/tiago.jpg)
Tiago Gasperin
https://www.instagram.com/tiago.gasperin/
Tiago Gasperin (Farroupilha/RS, 1997), é um artista visual que vive e atua em Porto Alegre/RS. Na sua pesquisa artística, pensa sobre regras e padrões pré-determinados, impregnados em locais e objetos da “vida comum”. É correalizador do evento de happenings “BEIRADA”, com três edições em Porto Alegre. É co-fundador do coletivo Território de Rupturas, com o qual realizou a exposição “Space over space” em Berlim, Alemanha, em 2023. Em 2024, seus trabalhos integraram exposições coletivas como “Gesto: libido, trabalho e política na performance”, no Remanso — Instituto Cultural, e “Trindade do tempo – ou, um Torus”, no MARGS. Também em 2024, realizou sua primeira exposição individual, “TOMAREI AS MEDIDAS CABÍVEIS” no Espaço Força e Luz, em Porto Alegre.