Circuito Burburinho X Casa Surdina – Programa MAPC

Clarisse Nilles

02 de novembro, sábado

das 13h às 20h

Casa Surdina

Endereço: Rua Cel. Fernando Machado, 707, Centro, Porto Alegre

https://www.instagram.com/na_surdina/

Circuito Burburinho x Casa Surdina

Celebrando seus 5 anos de atividades, o espaço cultural independente e agora também Ponto de Cultura Casa Surdina convida a comunidade, públicos e artistas, para um sábado de arte, música e agito na Feira Gráfica Burburinho, ao ar livre, na rua e praça em frente à Surdina. Realizado em parceria com projetos e colaboradores de outros carnavais – como os musicistas do selo Tal & Tal Records – e incentivada pela 9a edição do Festival Kino Beat. Um sábado de feira gráfica, música e performances em pleno Centro Histérico. 

O Circuito Burburinho de Artes Gráficas começou como um projeto de difusão e inovação para ativar e conectar espaços culturais independentes com o circuito de artes local. Burburinho trabalha com a ética dos afetos, conectando artistas locais e público com ativações como oficinas, feira gráfica e exposições. 

Sobre a Casa Surdina – https://www.instagram.com/na_surdina/ 

Espaço cultural independente em atividade contínua desde 2019, é uma mistura entre residência familiar e Ponto de Cultura localizado em uma garagem lendária do Centro Histórico de Porto Alegre. Estabelecido em uma casa datada de 1913, o espaço é também permeado pela cultura local como referência dos Crimes da Rua do Arvoredo, fatos do século XIX. A Casa Surdina realiza e recebe projetos em parceria com outros ativadores culturais, principalmente da nova geração, como um multi espaço que recebe espetáculos, shows, exposições, oficinas, entre outras possibilidades de experimentação dentro das artes. Costuma ser “o primeiro” de muitos projetos, abraçando aquilo que está sendo feito fora dos holofotes. 

Idealização / Curadoria 

CASA SURDINA / BURBURINHO – Clarice Nilles é produtora cultural pelo Circuito Burburinho (2022) e pelo ponto de cultura Casa Surdina (2019), e curadora na Residência Vidraça. Formada em Administração de empresas (Brasil / França), foi através do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre (2019) que iniciou sua jornada profissional na cultura. Seu espaço cultural, Casa Surdina, é também a garagem da casa da família, trazendo-lhe reflexões não apenas nas questões de público x privado como de afeto, profissionalização e sociedade. Clarice também coopera em festivais de música e artes, como na 9a edição do Festival Kino Beat, entre outros.