Circuito Burburinho – parte do programa MAPC

02 de novembro, sábado
das 13h às 21h

Local: Casa Surdina
Rua Cel. Fernando Machado, 707, Centro, Porto Alegre *

* Evento realizado em via pública, sujeito a alteração de data caso chova

Circuito Burburinho x Casa Surdina

Link para Inscrição Prévia nas Oficinas: https://forms.gle/emxjgM6mSTdHEk5J6 

Celebrando seus 5 anos de atividades, o espaço cultural co-dependente e agora também Ponto de Cultura Casa Surdina dá início ao Circuito Burburinho através da Feira Gráfica Burburinho. Um sábado de arte, moda, música e intervenções fechando toda a quadra da Rua CEL Fernando Machado, no Centro Histórico.

A feira gráfica Burburinho faz parte do Circuito Burburinho de Artes Gráficas, um projeto de difusão e inovação para aproximar a criação artística afetiva do imaginário do cotidiano através de ativações como feiras, oficinas e exposições em espaços culturais alternativos. A idealização e produção são de Clarice Nilles e Fernanda Görski que, nesta edição expandida, convidam para a curadoria de moda autoral o Brick dos desapegos – fechando assim mais de 30 expositores nas artes gráficas e moda. Para embalar o dia, apresentações musicais do selo parceiro de longa data, Tal & Tal Records, e seus artistas, a partir das 13h.

Esta é a primeira edição do evento ocupando a via pública, sendo também um grande encontro e celebração com diversos artistas que fizeram parte da história do Burburinho e da Casa Surdina.

Neste dia, oficinas gratuitas serão oferecidas no espaço, combinando a programação atual da Casa com o interesse do Circuito em promover o fazer criativo e a imaginação. Inscrições prévias pelo destacado link acima.

O evento acontece no dia 02 de novembro, sábado, das 13h às 21h, e é de acesso livre. Oficinas com inscrição prévia, sujeitas à lotação.

PROGRAMAÇÃO AO LONGO DO DIA

Feira Gráfica e de Moda Autoral (Burburinho + Brick dos Desapegos)
das 13h às 21h

13h às 15h – DDJ Aberta WMN
15h – Beili
16h – Heloísa Marshall
17h – A Virgo
18h – projetopalavra
19h às 21h – DDJ Aberta WMN

Intervenção / Performance

16h30 – Grupo Experimental de Dança (GED)
“Bosque experimental de dança em: Quarto Desandar”

Oficinas e processos com artista:

14h – Sessão de Modelo Vivo: Se Vira Nos 2, com Lael Peters
15h30 – We Make Noise: Experimentações em Composição Musical, com Jalile & Thays Prado
18h – Fóssil: documentos de memória e de cidade, com Henrique Fagundes

Detalhes da Programação

Artistas – Curadoria selo de música Tal & Tal Records
https://www.instagram.com/taletalrecords/

Beili

BEILI é cantora, compositora e produtora musical de Porto Alegre, RS.

Já participou da dupla silvrfruit e da banda A Virgo. Em 2024 lançou, através do selo Tal&Tal Records, seu primeiro EP solo intitulado “como respirar embaixo d’água” produzido por ela e por NiC, fazendo uma mescla de R&B e pop com vocais suaves e letras profundas sobre coragem e paixão.

Em seu show em novo formato, toca com seu parceiro de produção NiC as músicas do EP e outras inéditas autorais não lançadas, recriando as batidas e sintetizadores ao vivo, com Beili na guitarra e vocal e NiC no baixo.

Virgo

A VIRGO é uma banda independente originalmente de Novo Hamburgo/RS que mescla elementos do indie rock, R&B, boombap e psicodelia, incorporando também elementos de brasilidades em sua sonoridade. Formada em 2016, a banda é uma proposta colaborativa entre artes visuais, fotografia, iluminação e música que explora sua arte com ousadia e experimentação. Os shows são para ver, ouvir e dançar, combinando guitarras, baixos, synths, vozes e percussão com cores e muita potência. O show é vibrante e intimista convidando o público a dançar mas também para fechar os olhos e flutuar na vibe chill.
Com uma nova formação e um segundo álbum de estúdio em preparação.

Heloísa Marshall

HELOÍSA MARSHALL é cantora, compositora e produtora musical, Heloísa Marshall expressa através da música a sua verdade e emoção.
Produtora autodidata, Heloísa domina a arte do som para comunicar e expressar-se sonoramente. Fortemente pautada no pop, também possuo influências rock, eletrônica, rap e clássica em seus monogramas.
Finalista do Prêmio Açorianos 2023 e pré- indicada ao Grammy Latino em 2024, já cantou em palcos como os de Ocidente, Marquise 51 e Agulha. Com o seu primeiro EP “Fantasias de Poder” lançado em 2023, a artista prepara o lançamento de seu primeiro álbum.

 

ProjetoPalavra

PROJETOPALAVRA é formado por Gustavo Gaspar Almeida, um computador, instrumentos aleatórios, barulhos urgentes e ruídos de angústia. Gustavo Gaspar (Tavinho) é percussionista do Conjunto Musical La Digna Rabia, do coletivo musical Criança Errada e ex-membro da Trabalhos Espaciais Manuais. O projeto surge da necessidade de expressão artística individual, através da fusão entra a busca de uma sonoridade cada dia mais sincera e a precariedade técnica e de recursos que dispõe para externar essa busca.

DDJ Aberta com We Make Noise POA

WMN POA faz parte de uma rede internacional de educação voltada ao fortalecimento de redes e profissionais da indústria do entretenimento, dando foco a pessoas dissidentes de gênero e mulheres cis que desejam aprofundar em música e tecnologia.

O projeto, que tem sede na Casa Surdina e foi trazido para o Brasil por Kevin Brezolin e Clarice Nilles, estará com espaço aberto para discotecagem durante a feira. Ex-alunas poderão fazer inscrição prévia para participar, e terão acompanhamento técnico da professora Beili durante o processo.

Intervenção / Performance

16h30 – Grupo Experimental de Dança (GED)
“Bosque experimental de dança em: Quarto Desandar”

Performance criada coletivamente, com condução de Laura Backes, a partir da coleta de experiências de um ano do Grupo Experimental de Dança 2024 junto a diverses professores. andares e desandares dos nossos tempos em comum.

Oficinas pelo Circuito Burburinho X Casa Surdina Burburinho X Casa Surdina

SESSÃO DE MODELO VIVO: SE VIRA NOS 2
Às 14h

As sessões de Modelo Vivo tem ocorrido na Casa Surdina semanalmente, já estando em sua segunda temporada. Nesta sessão extraordinária e gratuita, dia 02, o desafio é temático com poses de 2 minutos. Teremos parte do material apoiados pela Koralle, mas as pessoas são incentivadas a trazerem também seu material de preferência.

Guiada por LAEL PETERS é artista e graduando em artes visuais bacharelado na UFRGS. Explora zonas intermediárias de transição influenciadas por sua não binariedade. Em 2024, foi co-curador da exposição “Nham Nham Nham”, na CCMQ. Tem conduzido sessões livres de modelo vivo na Casa Surdina, através do projeto Burburinho, quinzenalmente, convidando e apresentando uma diversidade de corpas.

Lael Peters

LAEL PETERS é artista e graduando em artes visuais bacharelado na UFRGS. Explora zonas intermediárias de transição influenciadas por sua não binariedade. Em 2024, foi co-curador da exposição “Nham Nham Nham”, na CCMQ. Tem conduzido sessões livres de modelo vivo na Casa Surdina, através do projeto Burburinho, quinzenalmente, convidando e apresentando uma diversidade de corpas.

WE MAKE NOISE: EXPERIMENTAÇÕES EM COMPOSIÇÃO
Às 15h30

We Make Noise é uma comunidade educacional voltada para mulheres e dissidentes de gênero que desejam aprofundar na criação artística, música e tecnologia. Esta oficina será guiada por:

Jalile 

JALILE é cantora, compositora e multi instrumentista, Jalile é natural de Minas Gerais, residente na capital gaúcha. A artista é graduada em Música Popular pela UFRGS e técnica em Música pelo IFRS. Foi uma das vencedoras do Festival Isolamento Music Lab, em 2021, com a música Demorei pra Assumir, e, nos últimos dois anos, realizou apresentações e espetáculos em projetos renomados de Porto
Alegre, como Noite dos Museus, Sarau do Solar, Parada Livre de Porto Alegre, Sofar Sounds, e Festival Quarto Poa. No ano de 2022, fez a abertura de shows dos artistas Ana Gabriela (SP) e Tagore (PE).

Thays Prado

THAYS PRADO: é cantora, compositora e produtora musical, natural de Porto Alegre. Seu single de estreia, “Vals de los abuelos”, lançado em março de 2021 pela Escápula Records, ganhou o primeiro prêmio no Festival Lupa de videoclipes. Produziu em casa seu segundo single, “Popô” (Escápula Records), além da faixa “Para Celeste” (Tal & Tal Records), em parceria com Tiago Medeiros. Lançou em 2023 pela Tal & Tal Records seu primeiro álbum, “Falta de Jeito”, que mistura ritmos brasileiros e latinos e encontra tanto drama quanto graça nas contradições e atribulações da existência..

FÓSSIL: DOCUMENTOS DE MEMÓRIA E DE CIDADE
Às 18h

O projeto Fóssil, desenvolvido pelo artista Henrique Fagundes, explora a memória e o
cotidiano urbano por meio de escaneamentos 3D, que são transformados em objetos de
experimentação denominados, em sua prática, como “fósseis digitais”. A oficina propõe um ateliê aberto onde os participantes poderão vivenciar os métodos e processos empregados pelo artista. Ao experimentar com as ferramentas e técnicas utilizadas no projeto Fóssil, cada participante será convidado a criar seu próprio fóssil digital com objeto pessoal de casa.

Henrique Fagundes

HENRIQUE FAGUNDES é artista multimídia e arte-educador. Em suas investigações e ações educacionais, reflete sobre o uso das novas mídias como ferramentas políticas e poéticas, compreendendo-as como instrumentos de emancipação de novas narrativas e contextos. Recentemente, tem voltado sua pesquisa para Realidade Virtual e Realidade Aumentada, explorando-as como expressões sensíveis de autoficção, memória e espaços afetivos. Entre suas principais exposições estão a coletiva “Crash” na Zipper Galeria e a individual “Funk Ficção” em Salamanca, Espanha. Foi contemplado recentemente pelo 10º Prêmio Marcantonio Vilaça de Artes Visuais, passando a compor, a partir da premiação, o acervo da Casa de Cultura Mário Quintana.

Sobre a Casa Surdina

Espaço cultural independente em atividade contínua desde 2019, é uma mistura entre residência familiar e Ponto de Cultura localizado em uma garagem lendária do Centro Histórico de Porto Alegre. Estabelecido em uma casa datada de 1913, o espaço é também permeado pela cultura local como referência dos Crimes da Rua do Arvoredo, fatos do século XIX. A Casa Surdina realiza e recebe projetos em parceria com outros ativadores culturais, principalmente da nova geração, como um multi espaço que recebe espetáculos, shows, exposições, oficinas, entre outras possibilidades de experimentação dentro das artes. Costuma ser “o primeiro” de muitos projetos, abraçando aquilo que está sendo feito fora dos holofotes.

Crédito: Yasmin Silva

Crédito: Diogo Vaz

Idealização e Produção

Clarice Niles

Clarice Nilles é produtora cultural pelo Circuito Burburinho (2022) e pelo ponto de cultura Casa Surdina (2019), e curadora na Residência Vidraça. Formada em Administração de empresas (Brasil / França), foi através do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre (2019) que iniciou sua jornada profissional na cultura. Seu espaço cultural, Casa Surdina, é também a garagem da casa da família, trazendo-lhe reflexões não apenas nas questões de público x privado como de afeto, profissionalização e sociedade. Clarice também coopera em festivais de música e artes, como na 9a edição do Festival Kino Beat, entre outros.

Fernanda Görski

Fernanda Görski é artista colecionadora de aleatoriedades cotidianas. Artista visual formada pela UFRGS, transita entre as fronteiras de desenho, video arte e teatro. Teve trabalhos expostos em um pavilhão da The Wrong Biennale (2024) e também participou do CUBIC ( Circuito Universitário da Bienal de Curitiba) e Mostra 55: Áudio Visual sem destino. Em 2020 teve sua carreira premiada pelo edital LAB POA. Em sua poética, desenvolve questões sobre gênero no cotidiano e acredita na misturinha entre arte e vida. Gestora e idealizadora do Espaço Dobra.
Produtora do Burburinho: Circuito independente de Artes Gráficas, o qual foi finalista do Açorianos de 2023 na categoria ações de difusão e independente.