Mark

Podcasts



A série de podcasts ficcionais "Tantos Brasis", de Camila Proto, surge como um manifesto pela possibilidade futura de um Brasil outro. Permeado pela ginga entre uma realidade distópica e uma fabulação imanente, a série conta com três capítulos que, em sua singularidade, provocam no espectador um resgate do presente e da urgência de questões decoloniais, assim como o debate sobre as mudanças climáticas e a intolerância cultural. A viagem pelo tempo-espaço brasileiro apresenta distintas estéticas sonoras, como gravações de campo, rádios-diários de bordo e produções musicais independentes, a fim de estabelecer uma imersão única para cada um dos episódios. Assim, "Tantos Brasis" podem ser consideradas peças sonoras, ficções audíveis ou mesmo acontecimentos sônicos: é no escutar destes outros mundos possíveis que o futuro do país mostra-se condicional variável.



Terra Absoluta.

Um menino morador de uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul é contemplado com um dos prêmios mais importantes da música erudita do país. Pedro, de apenas 9 anos, possui ouvido absoluto. Contudo, o caso revela-se polêmico: durante uma entrevista, seus pais afirmam que o menino nasceu com deficiência auditiva. Uma dupla de jornalistas da universidade vai até a família para desvendar o mistério e se depara com uma situação ainda mais peculiar: todos os moradores da região possuem elevadas capacidades auditivas. A dúvida sobre a causalidade de tal fenômeno paira entre o estilo de vida da comunidade e a intensa produção de sementes orgânicas do MST. O podcast tem formato documental.

Ficha técnica
Roteiro e Produção:
Camila Proto

Atores:
Fernanda Netto de Souza
Iker Zwarnieski Netto
Luiz Amorim
Marcelo Freire
Renata Guimarães Netto
Roberta Dias
Sandro Daniel Córdova
Pós-produção: Rafael David






Esfera Cy

Como seria uma viagem pelos estratos geológicas do planeta? Esfera Cy pretende ser um salto do centro da Terra ao espaço, em um movimento vertical e ascendente de percepção das camadas que nos constituem. O podcast propõe uma experiência imersiva sonora.

Ficha Técnica
Roteiro, produção e pós-produção:
Camila Proto

Arte da capa: Tempo Fixo:
Alexandre Copês






Submersa

A equipe liderada pela comandante Iara ruma em direção à Terra, planeta anos luz debaixo d'agua após o derretimento de todas as calotas polares, com a missão de extrair combustível do fundo do oceano brasileiro. Ao chegarem à Baía de Todos os Santos, deparam-se com uma sociedade brasileira que adaptou-se às novas condições de vida. Vistos como extraterrestres, a tripulação de Iara é capturada pelos brasileiros e deve negociar a sua soltura. O conflito toma caráter não apenas comunicacional como também ideológico no momento que Iara passa a questionar-se sobre a possibilidade de colonização daquele povo que, na verdade, são seus próprios ancestrais. O podcast tem formato de diário de bordo, narrado pela comandante.

Ficha Técnica
Roteiro e Produção:

Camila Proto

Atores:
Ana de David
Danuta Zaghetto
Marcelo Mertins
Mirna Spritzer
Paulo Roberto Farias

Pós produção:
Lucas Hugueney

Arte da capa: Ainda Vivo, 2017
Letícia Lopes



 

Camila Proto é mestranda em Artes Visuais pelo PPGAV UFRGS. Trabalha e pesquisa com o universo sonoro, a partir de propostas participativas e conceituais, criando um diálogo entre ficção e sociedade, resistência e comunidade, som e linguagem. Em 2017, participou do Circuito Universitário Internacional da Bienal de Curitiba, onde foi premiada com o segundo lugar pelas instalações interativas-sonoras "Signos" e "Língua-mãe". Em 2019, participou do NIME (International Conference of New Interfaces for Musical Expression), em Porto Alegre, com a instalação "Ilha Sonora", qual também foi selecionada para o Prêmio de Arte Contemporânea da Aliança Francesa, junto à instalação "Quasi-ópera: suíte para 5 vozes brasileiras". Ainda neste ano, foi contemplada com o edital de residência artística do Vila Flores, onde realizou o projeto "Zona de Escutas", mapeando o imaginário sonoro literário da América Latina, e reconfigurando, a partir dessas escutas, seu território







Mark