Ciclos formativos online discutem cosmopolíticas, interferências e reconciliações entre arte, ciência e diferentes formas de saber, com transmissão gratuita pelo canal do Kino Beat no YouTube
O 10º Festival Kino Beat realiza, em parceria com o Grupo de Pesquisa em Ecologia das Práticas (GPEP), da Associação de Pesquisas e Práticas em Humanidades (APPH), um programa formativo composto por três ciclos de conversas online. A iniciativa propõe o aprofundamento de debates conceituais e estéticos relacionados às obras e propostas artísticas do festival, sob os eixos Cosmopolíticas, Interferências e Reconciliações. As atividades acontecem entre setembro e novembro, com transmissão ao vivo no canal no YouTube: youtube.com/@KinoBeatFestival e com tradução em libras. A participação é gratuita e não exige inscrição prévia.
A primeira atividade ocorre no dia 23 de setembro, às 18h, com uma conversa entre André Araujo, Emília Braz, Fernando Silva e Silva, Léo Tietboehl e Luísa Muccillo. O encontro discute cosmopolíticas e reconciliações possíveis entre diferentes mundos, a partir da apresentação de conceitos que orientam o programa formativo.
No dia 25 de setembro, às 19h, o ciclo traz a conversa Fantasmas, máquinas e bichos: desafios cosmopolíticos, com o artista Leandro Lima, além de André Araujo e Fernando Silva e Silva. O encontro aborda as relações entre tecnologia, imaginário e arte, explorando convergências entre orgânico e inorgânico, presente e futuro.
Já no dia 7 de outubro, às 17h, o debate Cuidar do Pluriverso: a Persistência dos Mundos reúne a antropóloga Marisol de la Cadena e a filósofa Alyne Costa, com mediação de Fernando Silva e Silva. A conversa discute cosmopolíticas, o conceito de pluriverso e os encontros entre diferentes formas de saber.
Os Ciclos Formativos terão continuidade em novembro, ampliando os diálogos sobre as relações entre ciência, arte, política e ecologia no contexto contemporâneo.
O 10º Festival Kino Beat segue até dezembro, ocupando Porto Alegre com instalações, performances, shows e mostra de cinema. Neste ano, o festival realiza pela primeira vez uma residência artística internacional em parceria com a instituição britânica FACT, dentro do Ano Cultural Brasil/Reino Unido 2025-26.
O 10 Festival Kino Beat é viabilizado através da Lei Rouanet, apresentado pela Petrobras, conta com patrocínio da Blue Moon e Crown Embalagens. Apoio Internacional do British Council e Instituto Guimarães Rosa – Ano da Cultura Brasil/Reino Unido. O Festival conta com financiamento do Pró-Cultura RS – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do RS e Realização Ministério da Cultura – Governo Federal – Do lado do povo brasileiro.